J Mendes Ribeiro (Neurofisiologia / EEG) 


Dr. José Augusto Mendes-Ribeiro

José Augusto Mendes Ribeiro, nasceu a 9 de Dezembro de 1961, na Freguesia de Ermesinde, Concelho de Valongo, Distrito do Porto. Possui uma experiência profissional de 24 anos na Função Pública (desde 1985) e uma carreira efectiva de Neurofisiologia de praticamente 20 anos (desde 1995).

Desenvolve clínica e investigação na área do EEG quantitativo (hiperatividade, epilepsia e demências) e Neurofeedback no laboratório de EEG da Clínica MediBrain.

Resumo da Carreira

1981-1986
Curso/Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto, com a classificação de 16 valores, a mais elevada no ano lectivo 1985/86, pelo que recebeu o Prémio escolar “Eng. António de Almeida”.

1985-1989
Funções de Monitor e Investigador do Instituto de Histologia e Embriologia da Faculdade de Medicina do Porto (Director: Prof. António Coimbra): leccionou sobre histologia e embriologia do Sistema Nervoso Central e Periférico e investigou sobre mecanismos neuronais envolvidos no processamento da informação dolorosa a nível das lâminas I e II do corno dorsal da medula espinal.

1989-1995
Internato Complementar de Neurologia, tendo obtido o grau de Assistente de Neurologia, através de exame final (provas públicas) com a classificação final de 19,4 valores (6 de Julho de 1995).

Desde 1989
Consulta de Epilepsia do Hospital de S. João: funções de organização e gestão de admissão de novos doentes (1998-2003)

1991/1992
No ano lectivo de 1991/92, foi prelector convidado da Escola Superior de Enfermagem da Imaculada Conceição, leccionando a cadeira de Patologia e Terapêutica II (12 horas de Neurologia)


1992
Prémio “Ciência e Cooperação da Fundação Oriente” (Outubro de 1992) pelos trabalhos: «The spino-lateral-reticular system of the rat: projections from the superficial horn and structural characterization of marginal neurons involved» e «Neurons in the substantia gelatinosa rolandica: projection to the caudal ventrolateral reticular formation of the medulla oblongata in the rat»

1993-1997
Consulta de Doenças Neuromusculares do Hospital de S. João: Co-fundador da consulta, com participação na sua organização.


1995-1997
Funções hospitalares a tempo inteiro na Serviço de Neurofisiologia, por destacamento, em períodos sucessivos correspondentes a Assistente Eventual de Neurologia e a regime de Contrato de Avença.

1995
Estágio no laboratório EEG do Centro de Estudos Egas Moniz no Hospital de Santa Maria (sob a orientação da Prof. Teresa Paiva).

1996
Estágios de Epileptologia/Neurofisiologia clínica e experimental no Instituto de Epilepsia, Heemstede e Instituto de Neurobiologia, Amsterdam. Holanda, sob a orientação do Professor Doutor Fernando H. Lopes da Silva.


2º PRÉMIO “TECNIFAR” DE EPILEPSIA atribuido pelo Júri do Prémio/Bolsa Tecnifar de Epilepsia de 1996, presidido pelo Dr. Rosalvo Almeida, Presidente da Direcção da Liga Portuguesa Contra a Epilepsia e composto por Prof. Dr. José Keating, Dr. Morgado Pereira e Dr. Orlando Leitão pelo trabalho “Proton MR Spectroscopy of Temporal Lobe Epilepsy”, da autoria de José Augusto Mendes Ribeiro, Raquel Soares, Fernanda Simões-Ribeiro e Maria Luiza Guimarães.

3º PRÉMIO “TECNIFAR” DE EPILEPSIA atribuido pelo Júri do Prémio/Bolsa Tecnifar de Epilepsia de 1996, presidido pelo Dr. Rosalvo Almeida, Presidente da Direcção da Liga Portuguesa Contra a Epilepsia e composto por Prof. Dr. José Keating, Dr. Morgado Pereira e Dr. Orlando Leitão pelo trabalho “Photoparoxysmal response: Study and Review in 66 patients”, da autoria de Dina Pinto,C.P. Sousa, I. Pires, J.A. Ribeiro, G. Sousa e M. L. Guimarães.

1997
Equiparação ao Ciclo de Estudos Especiais de Neurofisiologia Clínica, por despacho do subdirector Geral de Saúde no uso de competência delegada, de 24.04.97 e com competência em EEG/Neurofisiologia Clínica que lhe foi atribuída em Reunião do Conselho Nacional Executivo da Ordem dos Médicos que em 12.07.97 homologou o parecer favorável da Comissão de EEG/Neurofisiologia Clínica.

1997 -1998
Funções de Director do Serviço de Neurologia do Hospital de Chaves, com cargo de Consultor (com horário oficialmente atribuído) para a interpretação e correlação electroclínica dos exames EEG e EMG de doentes do Hospital, de todas as especialidades, em especial Pediatria.

Desde 1997
Responsável pelas Polissonografias da Clinica de Neurofisiologia – Neurobraga (Directora Técnica: Dra Luiza Guimarães): Criou e organizou o laboratório de Sono da Clínica, respondendo às solicitações privadas e hospitalares (públicas) de todos os médicos, em especial de Neurologia, ORL e Pneumologia da região de Braga.

1997-2001
Secretário-Geral da Associação Portuguesa de EEG e Neurofisiologia Clínica (APEEGNC), tendo participado na organização de todas as reuniões anuais e editado o Boletim Oficial da APEEGNC.

1998-2011
Funções de Assistente (1998-2005) e Assistente Graduado (2005-presente) de Neurofisiologia na Serviço de Neurofisiologia do Hospital de S. João (Responsável Dra Maria Luiza Guimarães (até Agosto de 2000) e desde então Dra Georgina de Sousa, desenvolvendo trabalho organizado de prestação exames EEG a doentes da Consulta Externa, Internamento, UCIs e SU, estes últimos em serviço de urgência, com integração em equipa de Urgência, sendo responsável pela supervisão técnica e leitura/relatório de todo o tipo de exames EEG realizados na Unidade. Trabalha também (desde 1998) no laboratório EMG e PE, contribuindo para a capacidade de resposta da Serviço de Neurofisiologia se ajuste às necessidades do Hospital. Foi coordenador do Laboratório de Registos Prolongados Vídeo-EEG e é responsável pela Informatização da Serviço de Neurofisiologia. Orientou no dia-a-dia Internos de várias especialidades na sua formação em Neurofisiologia, seleccionando o material educativo e supervisionou projectos de investigação.



Desde 1999: Actividade no laboratório de EMG e PEs da Clinica de Neurofisiologia – Neurobraga (Directora Técnica: Dra Luiza Guimarães), realizando em média, 10 exames EMG/PEs por tarde (horário 14h-20h) uma a duas tardes/semana.


2000: Organização do III Curso (teórico-prático) de Neurofisiologia Clínica, realizado em Maio de 2000.



Organização do III Curso (teórico-prático) de Neurofisiologia Clínica, realizado em Maio de 2000.

No ano lectivo de 2000, foi prelector convidado da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP), da disciplina de Técnicas de Estimulação e Registo, leccionando as aulas “Registos EEG intermitentes e contínuos em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI)” e “Registos EEG em UCIs: exigências técnicas específicas”

2001-2004:

2004 - Organizou o 1º SIMPÓSIO DA UNIDADE DE NEUROFISIOLOGIA DO HOSPITAL S.JOÃO,subordinado ao tema: “Monitorização neurofisiológica nos Cuidados Intensivos e Bloco Operatório”


2005-2008. Funções de membro do Conselho Científico da APEEGNC


2009- 2011

Funções de Tesoureiro da APEEGNC, tendo-se empenhado na organização do IV Curso (teórico-prático) de Neurofisiologia Clínica, que se realizou em Maio de 2003, em Lisboa.

Organizou o 1º SIMPÓSIO DA UNIDADE DE NEUROFISIOLOGIA DO HOSPITAL S.JOÃO,subordinado ao tema: “Monitorização neurofisiológica nos Cuidados Intensivos e Bloco Operatório”

Funções de Presidente do Conselho Fiscal da APEEGNC

Funções de membro do Conselho Científico da APEEGNC

Aprovado no Concurso para Chefe de Serviço de Neurofisiologia no Hospital de S. João, tendo obtido a classificação de 16,8 valores.




Nº Visitas: 289235 Conteúdo da responsabilidade de MediBrain-Clínica Médica*Neurofisiologia*Bem-Estar
:: © 2012-04-13 - Todos os direitos reservados ::
:: Política de privacidade ::

MediBrain-Clínica Médica*Neurofisiologia*Bem-EstarFuture Healthcare Saúde prime, neurologia, ortopedia, psiquiatria, pedopsiquiatri, fibromialgia, ortopedia, advancecare groupama, eletroencefalograma, neurofeedback porto, RNA Medical, Multicare Victória seguros, dormir mal, acupunctura, hiperactividade, eletromiografia multicare, insónias, neurofeedback, epilepsia, atenção ansiedade, podologia,