SÃO OBJETIVOS DA ORTOPEDIA:
1. Tratamento das doenças das articulações ( artrites, sinovites e artroses) , músculos, tendões , ligamentos e dos ossos ( infecção, tumores, tuberculose).
2. Tratamento de complicações da doença degenerativa artrósica, que muitas vezes apenas se resolve com a substituição total da articulação ( ombro, cotovelo, anca, joelho e tornozelo), vulgarmente designadas próteses totais ou parciais, com aplicação de cimento biológico, ou não cimentadas. As mais frequentemente colocadas são as próteses das ancas e dos joelhos.
3. Tratar também doenças da coluna vertebral, como sejam as procidencias (protrusões) , ou hérnias discais compressivas, e estenose canalar
4. Tratar ainda as complicações de doenças metabólicas ou reumáticas, como por ex., a artrite reumatóide ou outras causadoras de degenerescência artrósica.
SÃO OBJETIVOS DA TRAUMATOLOGIA:
1. Tratar qualquer tipo de fratura óssea, quer seja de origem traumática (acidentes do tráfego ou trabalho, quedas acidentais ou ainda desportortivas), patológica (tumores, osteoporose, etc), ou por fadiga ( jovens atletas, ou em idosos), assim como rotura de ligamentos, tendões e músculos.
2. Tratar as fracturas ou lacerações dos meniscos (joelhos).
3. Tratar também as deslocações (ou luxações) das articulações, que são situações de urgência.
OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO DO DANO CORPORAL:
1. Determinação do cálculo de Incapacidades tendo em vista a reforma por invalidez (na Segurança Social e/ou Caixa Geral de Aposentações).
2. Atribuição de um grau de Incapacidade tendo em vista receber uma indemnização quer por acidente de trabalho, quer por acidente de viação ou outro qualquer sinistro ocorrido na via pública (processo de responsabilidade civil).
3. Trata da atribuição de uma Incapacidade Permanente Parcial (IPP) para usufruto de benefícios sociais e/ou fiscais.