A Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde que visa a prevenção e/ou resolução de problemas que interferem com o desempenho ocupacional do individuo, das organizações ou da comunidade.
O Terapeuta Ocupacional avalia e intervém com a pessoa, nas suas ocupações e ambiente, de modo a desenvolver competências, restaurar funções, prevenir disfunções e/ou compensar funções perdidas. Para tal constrói e implementa programas, recorrendo a abordagens e técnicas específicas bem como à utilização de produtos de apoio adequadas e personalizadas a cada utente e às suas necessidades.
Em pediatria, a Terapia Ocupacional enfoca no desenvolvimento das competências essenciais para a participação da criança no brincar, nos contextos sociais e de aprendizagem e nas rotinas diárias. Avalia as competências motoras, sensoriais, percetivas, de autonomia e de desempenho nos diversos contextos. Intervém junto de todos os envolvidos na vida da criança (família, escola, terapeutas) de forma a generalizar os ganhos pretendidos.