O electroencefalograma (EEG de rotina) permite fazer o registo da atividade bioeléctrica cerebral, de forma não invasiva, mediante a colocação de sensores à superficie do couro cabeludo. É realizado em pacientes de todas as idades, em repouso vigil, ou seja, com o paciente acordado e relaxado.
Durante o exame são executadas diversas provas de ativação, embora nem todos os pacientes preencham os critérios para a execução de todos os testes. As provas mais comuns são a reacção de suspensão (Abertura e fecho dos olhos), a hiperventilação (respiração mais intensa pelo nariz e/ou pela boca) e estimulação luminosa intermitente (estímulos luminosos a diversas frequências).
Se vai realizar um EEG de rotina de verá tem em atenção que:
– O exame não é doloroso nem causa qualquer desconforto, pelo que a calma e o relaxamento permitem um registo de melhor qualidade;
– Deverá lavar o cabelo no dia do exame, sem aplicar posteriormente gel ou laca;
– Faça as refeições normais; o exame não deverá ser efetuado em jejum
– Faça-se acompanhar da medicação habitual e de outros exames que tenha realizado.
Situações em que o exame é solicitado:
– Dores de cabeça
– Tonturas
– Perdas de consciência
– Epilepsia
– Problemas do desenvolvimento /neurodesenvolvimento (EEG pediátrico)
A realização deste exame implica a colocação de gel e pasta condutora nos elétrodos (sensores) que serão encostados ao couro cabeludo, o que deixa vestígios do produto na cabeça. A clínica disponibiliza a lavagem e secagem do cabelo. Informe-se n receção antes do exame!